Gincana Sustentável na Rede Escolar de São Vicente
Acontece em São Vicente a 1ª Gincana Sustentável SEDUC-SEMAN envolvendo todas as escolas públicas municipais a partir de 02 de junho até 27 de outubro de 2022. O Rotary Club de São Vicente, juntamente com o Rotary Club de São Vicente-Antônio Emmerich e o Rotary Club de São Vicente-Cellula Mater farão parte deste projeto educativo ambiental recolhendo materiais recicláveis nas unidades centralizadoras e terão revertidos os recursos auferidos para seus projetos sociais na comunidade. Essa ponte mostrará aos estudantes as possibilidades de reuso/reciclagem de materiais e a possível geração de renda para benefício de diversas instituições sociais vicentinas.
GINCANA SUSTENTAVEL REDE ESCOLAR DE SÃO VICENTE
Promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva, sensibilizando, de maneira prática e dinâmica, toda a comunidade escolar do município de São Vicente, sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção do lixo, proporcionando, ainda, a melhoria das condições de trabalho dos separadores de materiais recicláveis, através da agregação de valores dos materiais coletados e diminuição da exploração dos recursos naturais, bem como estimular a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos gerados no município de São Vicente.
JUSTIFICATIVA PARA CRIARMOS A GINCANA SUSTENTÁVEL
Entre os diversos problemas ambientais mundiais, como a questão do lixo, e os resíduos sólidos é uma grande preocupação, e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vivemos. Consciência ecológica se aprende desde criança. Visto que se inicia o processo de personalidade. É preciso despertar na criança, quanto a importância de preservar o meio ambiente em que ela vive e que viverá. A nossa proposta é promover uma ação educativa que visa investir numa mudança de hábitos e mentalidade como um elo para transformação da criança e adolescente. Com isso surgiu esse propósito de fazermos a GINCANA, para que o aluno tenha a possibilidade de aprender brincando, sendo conscientizado dos assuntos da atualidade e da importância de cuidar do meio ambiente. Essa não é uma tarefa difícil, onde cada um fazendo a sua parte pode melhorar a nossa qualidade de vida e garantir um futuro mais saudável para toda humanidade.
Nosso papel consiste em desenvolver o método de educação ambiental, trabalhando de forma conjunta e interdisciplinar, com as escolas, para contribuir com a formação de cidadãos conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente e apto para tornar uma sociedade sustentável. Visto que a participação é um aprendizado, cabe à Educação Ambiental resgatar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, honestidade, responsabilidade, entre outros, favorecendo uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade de vida, no meio natural, social, cultural e profissional. Temos a convicção que cuidamos do que amamos.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar às crianças e adolescentes através da gincana, conhecimentos que permitam a elas se perceberem como agentes construtores da história pessoal e da sua comunidade em um todo, compreendendo a importância da reciclagem e da economia circular. Nosso objetivo é baseado de forma que os alunos possam aprender através de palestras, fóruns, lives, pesquisas, trabalho em equipe ou individual, ficando informados dos assuntos da atualidade e conscientizados da importância de cuidar do meio ambiente, com atitudes simples que usamos no nosso dia a dia, através da reciclagem do lixo que é descartado de forma indevida, podemos de essa forma instruir a separação correta do lixo através da coleta seletiva, entre outas atitudes simples que faz toda a diferença. Através dos alunos conseguiremos chegar a suas casas e suas famílias conscientizando a população sobre os problemas que estão no nosso cotidiano diário. Levando a Educação Ambiental nas escolas de forma dinâmica e interativa, incentivando e promovendo no aluno um estímulo do quanto ele é importante para a construção de uma vida melhor, com isso estaremos despertando a sensibilização dos alunos, estaremos formando futuros agentes integrantes de um meio ambiente mais sustentável, tornando multiplicadores de conhecimentos, visto que as crianças são nossas esperanças de um mundo mais humano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
✔ Compreender que o desequilíbrio ambiental é provocado pela ação do homem;
✔ Identificar a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as no nosso dia a dia;
✔ Estimular para que o aluno se sinta como um agente construtor da história pessoal e da sociedade em um todo;
✔ Reconhecer a importância da coleta seletiva;
✔ Despertar nas crianças e adolescentes valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
✔ Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias atitudes;
✔ Estimular para que os alunos percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive, e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
✔ Estimular na criança a mudança de atitudes formando novos hábitos em relação ao meio em que vivemos;
✔ Permitir a relação entre a teoria da sala de aula com prática sobre a importância da reciclagem
METODOLOGIA
O projeto será aplicado nas escolas municipais de forma que as crianças irão aprender e participar com a ajuda da família a separar os resíduos sólidos como tampinhas de garrafas PETs, lacres de latinhas de alumínio, óleo usado, lixo eletrônico como pilhas, baterias, celulares, entre outros. Temos o objetivo de conscientizar de forma clara e didática. Serão aplicadas atividades de cunho ambiental, social e informações da atualidade. A premiação será de forma interativa, onde será vencedor a escola que juntar mais material reciclável e óleo de cozinha usado.
PARCEIROS
Os parceiros ficarão responsáveis pelo recolhimento de todo material reciclável nas Unidades Escolares.
✔ Rotary de São Vicente ficará é responsável pelo recolhimento das tampinhas, lacres de latinhas de alumínio;
✔ PMANE ficará responsável pelo recolhimento do óleo usado;
✔ Japuí Gestão de Resíduos Sólidos ficará responsável pelo recolhimento das pilhas, eletrônicos (celulares, baterias, entre outros).
DA DESTINAÇÃO DOS MATERIAIS:
O material arrecadado será destinado da seguinte forma:
I – óleo de cozinha: recolhido pelo Programa Meio Ambiente nas Escolas - PMANE com repasse de R$ 2,00 (dois reais ) por litro de óleo usado às Escolas Municipais; Secretaria de Educação Rua Capitão Mor-Aguiar,798 - Centro/São Vicente - CEP 11310-200 - Tel. 35692244
II – lacres de latinhas de alumínio, tampinhas de garrafas PET: recolhido pelo Rotary Club de São Vicente que destinará a compras de cadeiras de rodas e outros projetos sociais;
III – baterias, pilhas e eletrônicos: serão recolhidos pelo Japuí Gestão de Resíduos, com repasse remunerado de acordo com o material recolhido na Unidade Escolar.
Postado em 02 de Junho de 2022 por Rotary Club de São Vicente